terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

questão 58 Enem 2009 (cidadania na Grécia antiga).

Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas". 

(VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994). 


O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania 


a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar. 
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade. 
c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica. 
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais. 
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade. 


Resolução
Resposta: Letra B
Habilidade: Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
Comentários: Para o filósofo grego Aristóteles, o trabalho era um empecilho para aqueles que se preocupavam com questões políticas. Desta forma, apenas os grupos mais privilegiados, podiam exercer plenamente a cidadania.

Nenhum comentário: