domingo, 13 de fevereiro de 2011

EXERCICIO SOBRE A INFLUENCIA DO ILUMINISMO NA AMÉRICA E A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

Questões 
1) Qual a relação entre a Guerra dos 7 anos entre a França e Inglaterra e o início do processo de independência das 13 colônias inglesas da América do Norte?
2) O que foram as Leis Intoleráveis?
3) Como aconteceu de fato a independência das 13 Colônias?
4) Quais as causas principais da independência das colônias espanholas da América?
5) Por que o ideal de pan-americanismo não se concretizou nos países independentes da América espanhola?


Respostas
1) Com a guerra dos 7 anos entre França e Inglaterra, os ingleses mesmo vitoriosos, perderam muito dinheiro e então para compensar o prejuízo, decidiu aumentar os impostos das 13 colônias que não aceitaram e declararam a independência.
2) As Leis Intoleráveis eram impostos absurdos que os ingleses criaram para cobrir os gastos da guerra dos 7 anos. Eram elas:
• Lei do açúcar;
• Lei do selo;
• Lei do chá.
3) A declaração de independência aconteceu em 1776 e logo após começou uma guerra entre os colonos apoiados por franceses e espanhóis contra os ingleses. Após 7 anos de conflito, os ingleses se renderam emYorktown no ano de 1781 e reconheceram formalmente a independência dos Estados Unidos em 1783.
4) As principais causas da independência das colônias espanholas foram as guerras napoleônicas, na Europa no início do século XX.
5) Porque as elites locais das regiões espanholas na América acreditavam que essa ideia era uma ameaça a seus poderes locais.

Um comentário:

Hugo Ponce de Moura disse...

Professor, mais questões pf. Vlww Painho!