sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Questão (Enem-2009): Independência e Racismo


Questão
Questão 65:

No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti: 

Marinheiros e caiados 
Todos devem se acabar, 
Porque só pardos e pretos 
O país hão de habitar. 

(AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos. 
Recife: Cultura Acadêmica, 1907). 

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende 

a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças. 
b) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas. 
c) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista. 
d) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora. 
e) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti. 
Resolução

Resposta: A

Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Comentários: Mesmo com exemplo da revolução dos escravos no Haiti, o escravismo no Brasil só acabou oficialmente em 1888. As alternativas B, C e D são anacrônicas, pois se refere a fatos que só ocorreram depois da Independência do Brasil. A alternativa E é incorreta pois não houve um movimento sólido em prol da existência de uma república negra no Brasil.

Nenhum comentário: