sábado, 26 de novembro de 2011

CONEXÕES FILOSÓFICAS : Como a mosca salvou o rio

  Muitos e muitos anos atrás ,quando o mundo era novo,havia um lindo rio . Os peixes viviam nesse rio em grande número , e sua água era tão limpa e pura que todos os animais iam ali para matar sua sede .
  Um alce gigante ouviu falar do rio e também foi até lá para beber de sua água,Mas ele era tão grande e bebia tanto, que logo a água começou a baixar e baixar.
  Os castores ficaram preocupados >A água ao redor de suas tocas estava desaparecendo. logo elas seriam destruídas.As lontas também estavam preocupadas .O que elas iam fazer se água desaparece ? Como iriam viver ?Os peixes estavam muito preocupados .Os outros animais poderiam viver sobre a terra mas eles rapidamente morreriam sem aquela água .Todos os animais procuravam um jeito de mandar o alce para longe do rio ,mas ele era tão grande que eles não ousavam tentar . Até mesmo o urso tinha medo daquele alce. Finalmente a mosca disse que tentaria afastar o alce para longe todos os animais riram ,como uma mosca tão pequena poderia assustar aquele gigante alce ? A mosca não falou nada , mas,naquele dia , assim que o alce apareceu ,ela entrou em ação. Ela pousou numa das patas dianteiras e mordeu forte . O alce batia sua pata com força , e cada vez que batia , o chão afundava e a água escorria para dentro e preenchia o buraco. Então , a mosca ficou voando por todas as partes do corpo do alce , mordendo e mordendo e mordendo até que o alce ficasse como louco. Ele correu feito um maluco pela margem do rio, balançando, batendo as patas , bufando , mas não conseguia se livrar daquela maldita mosca .Por fim , o alce correu para longe do rio e nunca mais voltou. A mosca ficou muito orgulhosa de sua conquista , e gritou para os outros animais : "Mesmo o pequeno pode combater o forte se usar sua cabeça para pensar "

LENDA DOS INDIOS OBJIWAY(NATIVOS DO LESTE DO CANADÁ) RECOLHIDA POR RIL GAIASHK

 

Nenhum comentário: