segunda-feira, 21 de maio de 2012

ORIGEM DA IDÉIA DE REVOLUÇÃo


    Empregamos a palavra revolução para designar mudanças aceleradas e profundas, como as que marcaram a transição do Antigo Regime para um novo sistema, o capitalista. Mas não era esse o significado original. As Ciências humanas tomaram a palavra emprestada da astronomia. No século XVII, Copérnico utilizou-se para se referir ao movimento eterno e cíclico dos astros . Por isso,  quando o termo começou a ser utilizado para denominar acontecimentos humanos, significava "restauração" de uma ordem perdida, no sentido de sua continuidade, e não criação repentina de uma nova. Seu significado antigo, portanto era, o oposto do que veio a ter para nós.
   A palavra revolução foi utilizada em seu sentido atual pela primeira vez no dia 24 de julho de 1789. Luiz XVI  referendo-se ás agitações que resultaram na queda da Bastilha exclamou : "È uma revolta !", mas o duque de Liancourt, corrigindo-o, teria dito : Não, senhor, é uma revolução "
Aparentemente invulnerável, a prisão era instrumento e sìmbolo do poder real no absolutismo moderno. A  tomada da Bastilha , nessa ilustração representa o abatimento do Antigo regime. 

Nenhum comentário: