sábado, 2 de junho de 2012

ROMA ANTIGA



{ ROMA NOS PRIMEIROS TEMPOS }


                                                 CONSIDERAÇÕES GEOGRÁFICAS :  

  A cidade de Roma está localizada na penísula Itálica, uma faixa de terra que avança pelo Mar mediterrâneo 
. A leste está o mar adriático , a oeste o tirreno e ao sul o jônio. As altas montanhas dos Alpes dominam a porção norte do Território descendo em direção á planície do rio pó .Outra cordilheira a dos Apeninos, corta a penísula de norte a sul, separando as duas regiões litorâneas : a do Tirreno, onde ficam as planícies do Lácio e da Campânia, e a do Adriático, onde se destaca a planície da Apúlia. 
    Além dos aspectos físicos dois outros fatores foram marcantes na ocupação da região: O solo fértil da península, que facilitava a produção de alimentos, e ausência de bons portos, que provocou por muito tempo o isolamento relativo da região. 


[A PENÍNSULA ITÁLICA NO SÉCULO VIII A.C]
  

   Os primeiros habitantes da península Itálica eram originários da própria região mediterrânea. Ao norte,fixaram-se os lígures; ao sul, os sínculos. No decorrer do segundo milênio a.C; os arianos, vindos da Europa central, estabeleceram-se principalmente no centro do território. conhecidos como italiotas, dividiam-se em várias tribos : Latinos,Sabinos,Volscos,  e outros . A pártir do século VIII a.c .., outro povo com notável desenvolvimento econômico e cultural passou a ocupar o sul da penísula : os gregos . Na mesma época, os estrucos de origem, de origem provavelmente asiática, fixaram-se no centro-norte. Os etruscos estavam distribuídos em 12 cidades unidas numa confederação. Seus domínios estendiam-se do Lácio e da Campânia em direção ao norte. Eles desenvolviam intensa atividade comercial,fazendo concorrência aos gregos do sul e aos habitantes de Massília, atual cidade francesa de Marselha, na desembocadura do rio Ródano.Conseguiram tal proeza aliando-se aos fenícios de Cartago, no norte da Àfrica. Em  grande parte a cultura etrusca seria assimilada pelos romanos 

       


AS ORIGENS DE ROMA 

   A formação de Roma está envolta em lendas. Segundo as narrativas do poeta Vírgilio em sua obra Eneida, os romanos descendem de Enéias, herói de Tróia que escapou quando os gregos destruíram a cidade, por volta de 1400 a.c Sob a proteção de Vênus( deusa do amor) e guiado por júpiter (versão romana de Zeus), Enéias , chegou a penísula Itálica e fundou a cidade de Lavinio. Seu Filho Ascânio criou Alba Longa E aos descendentes Rômulo e Remo coube a missão de fundar Roma.  
   Rômulo e Remo seriam filhos gêmeos da princesa albana Rea Silvia e do deus Marte . Os dois  foram atirados ao rio Tibre por ordem de Amúlio, usurpador do trono de alba Longa, pertencente a Numitor, Avô dos gêmeos. Amamentados por uma loba e depois criados por um camponês, os irmão cresceram e voltaram a Alba Longa para destronar Amúlio;com isso, Numitor pôde retomar o poder. então ,os dois receberam a incumbência de fundar Roma. 
  Protegido pelos deuses, Rômulo traçou um sulco no chão com seu arado para marcar o local das primeiras construções. Enciumado ,Remo saltou sobre a marca sagrada. Rômulo desaparecia mais tarde durante uma tempestade e passaria a ocupar , com o nome de Quirino , um lugar no panteão, o templo romano de todos os deuses. 
  Pesquisas históricas mostram que Roma Pode ter se desenvolvido a partir de uma fortaleza erguida pelos habitantes do Lácio (latinos e sabinos) para impedir as incursões etruscas . No local havia sete colinas. 

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL 
   A economia Romana era baseada nas atividades agropastoris . A terra constituia a maior riqueza. a camada social dominante era formada pelos proprietários de terras conhecidos como patrícios, podiam ainda ser chamado de as gentes ,porque se agrupavam em uma unidade básica, o gens. Seus membros se reuniam em torno do mesmo chefe e cultuavam o mesmo antepassado, uma estrutura semelhante a do genos do mundo grego. Os patrícios costumavam se reunir em associações religiosas denominadas cúrias.
   No gens , havia ainda os parentes pobres , os clientes que prestavam alguns serviços e se beneficiavam da proteção dos mais ricos. Todos deveriam se submeter a autoridade do chefe dos gens .
   Quem não pertencesse aos gens era considerado plebeu ( pessoa livre , mas sem direitos políticos). Em geral essa camada incluía , artesãos, comerciantes, e donos de pequenos lotes poucos férteis. 
   A forma de governo adotada em roma desde sua origem até o século VI a.c ,foi o regime monárquico .O rei acumulava as funções de chefe supremo , grade sacerdote e juiz ,pois acreditava-se que seu poder era de origem divina .Contava ainda com a assecoria do conselho de anciãos , o senado composto das familias e de sacerdotes . A assembléia Curiata reunia os patricios adultos, membros das trinta cúrias romanas 
    Os cidadãos dividiam-se em 3 tribos tities ,rammes e luceres,cada uma dividida em 10 cúrias cada tribo contribuía para defesa do estado com cem cavaleiros e 10 centurias (unidade básica do exército romano ).    No fim do periodo monárquico, toda a população foi repartida em distritos administrativos territoriais, com 4 tribos na cidade e 17 (depois31) no campo . Isso deu origem a um novo tipo de organização , a assembléia Tribal , quebrando o monopólio dos patrícios ,os únicos que podiam participar da Assembléia Curiata . Mesmo assim os patricios ainda detinham a primazia nas decisões , pois possuiam 17 tribos rurais enquanto a plebe se repartia pelas 4 urbanas sendo praticamente excluidos da política, pois no seu caso  cada tribo tinha direito apenas a um voto .      

EM SUMA :

. PATRÍCIOS – jamais desciam de posição social, mantendo sempre o status de grupo social dominante. (não há mobilidade de natureza alguma). CLIENTES – poderiam ter origem na plebe, uma vez que se tratava de um grupo afirmado pela situação puramente econômica. (mobilidade econômica). PLEBEUS – sempre na base da pirâmide social, poderiam compor a clientela como também poderiam ter origem entre os escravos que foram alforriados. (mobilidade sócio-econômica). ESCRAVOS – não são considerados grupo ou classe social, porém, após a alforria poderiam passar a compor a massa plebéia e, em alguns casos mais raros, poderiam chegar a ser, inclusive, clientes. (mobilidade sócio-econômica)


                             A MONARQUIA ROMANA 
  A partir de 640 a.c .., roma passou a ser governada por reis etruscos . Tarquínio, o Antigo realizou grandes obras públicas. Seu sucessor, Sérvio Túlio, fez o primeiro muro de roma , dividindo a cidade em 4 tribos urbanas e classificando a população em 5 categorias sociais de acordo com as posses de cada um. Tárquinio, o soberbo, construiu o templo de Júpiter e a cloaca Máxima, o sistema de esgotos da cidade. foi deposto e expulso em 509 a.c. porque segundo a lenda seu filho Sexto Tarquinio violentou Lucrécia, filha de um aristocrata influente. 
   O afastamento do 3ª rei etrusco marca o início do período republicano na história de roma .Uma das causas dessas transformação provavelmente se ligue ao fato de que o rei beneficiou a plebe enfurecendo os patrícios que através do concelho de anciãos iniciando a república romana 
                             A REPÚBLICA ROMANA 
    os patricios ao colocarem fim a monarquia, recuperaram o poder, na época nas mãos dos reis estrucos . A plebe por sua vez , ficou a margem da vida política. Dessa vez no entanto , os patricios tiveram o cuidado de evitar que uma só pessoa centralizasse o poder, como havia ocorrido na monarquia. Logo  que foi estabelecida, a república romana era profundamente aristocrática. Com o tempo, porém acabou se "democratizando" e a plebe passou a tomar cada vez mais parte do poder. No final do período , o regime romano chegou a se aproximar de uma república democrática nos moldes daquela que existia em Atenas .
                                      
                       AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS 
Pelas instituições politicas é possível perceber que o regime republicano de Roma foi o resultado da mistura de elementos monárquicos ( Magistraturas) aristocráticos (Senado) e democráticos (Assembléias )
  
   As Magistraturas  

Os magistrados , em geral patrícios, eram responsáveis pelo comando da cidade. dividindo-se em cargos :

Cônsules: Eram dois magistrados principais com poder equivalente aos dos antigos reis . a eles cabia comandar o exército , convocar o senado e presidir os cultos publicos. Em  época de calamidade, revolta da plebe ou campanha militar desastrosa, osenado indicava um ditador ,com poder absoluto e limitado a 6 meses.
 Pretores: Ministravam a justiça

Censores : Orientavam trabalhos  públicos ,recebiam o nome de censores porque eram responsáveis por fazer o censo(contagem) dos cidadão com base na riqueza a cada 5 anos além de vigiar a conduta dos cidadãos 
Questores:Administravam os tesouros depositados nos templos de Saturno e davam orientações financeiras aos consules em campanhas militares

Édis: Encarregados da conservação pública, policiamento , abastecimento, distribuição de mercados ...


PATRICIOS X PLEBEUS 
  Os plebeus sofriam sérias discriminações. Nas guerras por exemplo, recebiam sempre a menor parte dos espólios, pois estes eram distribuídos conforme o equipamento dos participantes da campanha. Na paz, por vezes os plebeus precisavam tomar empréstimos e não conseguiam pagar suas dívidas , eram então julgados pelos magistrados e acabavam sendo escravizados tal junção de situações  negativas levou os plebeus a fazerem  sucessivas revoltas entre 494a.c e 287 a.c .Foram cinco revoltas : 
  1.   Primeira revolta (494a.c) --> Resultou na criação do tribuno da plebe Estes poderiam vetar as leis contrárias aos interesses da plebe 
  2.   Segunda revolta (450a.c)--> Sabendo os plebeus que devido a necessidade de complemento militar os patrícios se sentiam ameaçados por invasores ameaçou uma 2ª retirada para o monte sagrado cobrando leis escritas 
  3. Terceira revolta (445a.c)--> A lei das doze tábuas havia sido fruto da segunda revolta diante da 3ª revolta os Patricios  elaboraram a Lei Canuléia permitindo casamento entre Patricíos e Plebeus  
  4. Quarta revolta ( 367-266a.c) -->Nesta revolta foi instituída lei licínia acabou a escravidão por dívida mas sem caráter retroativo, ou seja não se direcionava a quem já havia sido escravizado em tais circunstâncias, antes de sua elaboração 
  5. Quinta revolta  (287 a.c) -->através dela veio o plebiscito ampliando possibilidades de participação pol´tica dos plebeus, no entanto sem diferir em questão de equilíbrio as diferenças entre os 2 mundos distintos : o dos patrícios e o dos plebeus. 


ROMA Tempos de Expansão 



Guerras Púnicas - curiosidades - 
Guerras entre Roma e Cartago travadas pelo domínio do Mediterrâneo. A primeira Guerra Púnica (264-241 a.C.) desenrolou-se em grande parte no mar e foi começada pelos romanos para expulsar os cartagineses da Sicília, objetivo que finalmente cumpriram.
A marcha de Aníbal até a Itália 

Cartago e Roma lutaram para obter o controle do mar Mediterrâneo, nos séculos III e II a.C., durante as Guerras Púnicas. O general cartaginês Aníbal formou um grande exército que cruzou o rio Ródano e os Alpes em elefantes para atacar os romanos na Itália. 
Aníbal atacou Sagunto, o que desencadeou a segunda Guerra Púnica (218-201 a.C.). Depois, cruzou os Alpes e atacou os romanos na Itália, sobre os quais obteve importantes vitórias, embora não os pudesse derrotar de forma definitiva. Cipião, o Africano, que havia derrotado os cartagineses na Hispânia, desembarcou no norte da África e derrotou Aníbal em Zama. 
Os discursos de Catão, o Velho, incitaram os romanos contra os cartagineses e desencadearam a terceira Guerra Púnica (149-146 a.C.). Públio Cornélio Cipião Emiliano capturou e arrasou Cartago.

  
       REVISÃO DINÂMICA EM DESENHO ANIMADO + CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES  DIRECIONANDO AO ESTUDO DA FORMAÇÃO DO : 
IMPÉRIO ROMANO  

IMPÉRIO ROMANO PARTE 01

IMPÉRIO ROMANO PARTE 02


             
    

4 comentários:

Anônimo disse...

ROMA NOS PRIMEIROS TEMPOS: A cidade da roma estar localizada na penisula italica,uma faixa de terra que avança pelo mar mediterrânio. As autas montanhas dos alpes dominam a porção norte do terrítorio descente em direção á planicie do rio pó. Alem dos aspectos fisicos foram marcante dois outro fatores na ocupação da região o sol fertil ( Produção de alimentos ) e a alsência de bons portos.

A PENISULA ITÁLICA NO SECÙLO VII AC: Os primeiros habitantes da penisula itálica eram originários da propria região mediterrania. ( Os entruscos )devoluiam entença atividades comercial,fazendo concorrência aos gregos do sul e os habitantes de massilia,atual cidade francesa de marselha.

AS ORIGENS DE ROMA: Sob a proteção de vênus ( Deus do amor ) e guiado por jupiter ( verção roma de zeus ) eméias chegou a penisula itálica e fundou a cidade de LAVINIO. Rômulo e e remo seriam filhos gêmeos da princesa Albana rea silva e do Deus marte.protegidos pelos deuses Rômulo traçou um sulco no chão com eu atado para marca os locais das princesas.

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL : A economia romana era baseada das atividades,agropastores, as camadas social dominantes eram formadas pelos proprietarios das terras conhecidas como PATRICIOS. no GENS havia ainda os parentes pobres,os clientes que prestavam alguns serviços e se beneficiaram
da proteção dos mais ricos. quem não pertecesse aos GENS era considerado PLEBEU ,a forma do governo adotar em roma desde sua origem até o secula VI a.c foi o regime monárquico.

A REPUBLICA: Os patricíos ao colocarem fim a monarquia recuperaram a podervnas mãos dos reis escrucos.

CÔNSULES: Eram magistrados principais com o poder aos dos antigos reis.

PREDORES: Ministravam a justiça.

CENSOTES: Orientavam o trabalho publico,e recebiam esse nome por que eram responsáveis , por fazer o censo ( CONTAGEM ) dos cidadões.

QUESTORES: Administravam os tesouros depositados nos templos de saturno.

ÉDIS: Encarregados da conservação pública.

PRATICÍOS X PLEBLEUS: Os plebleus recebiam serias discriminações nas guerras eles sempre recebiam a menor partes dos ESPÓLIOS.


COLEGIO 2001 ( jardim são paulo )
aluna: thayanara ramos
serie: 1a ensino medio
prof: josueldo cunha

Anônimo disse...

ROMA NOS PRIMEIROS TEMPOS

A Roma está localizada na península ITÁLICA a leste o mar adriático, a oeste o tirreno e ao sul o jônio, além de seus aspectos físicos outros fatores ficaram marcados, como o solo fértil, que ajudava na produção de alimentos.

A PENÍNSULA ITÁLICA NO SÉCULO VII A.C

Seus primeiros habitantes, se fixaram ao norte: Lígures; e ao sul: os Sínculos; no decorrer do segundo milênio a.C. Os Italiotas dividiam-se em várias tribos: Latinos, Sabinos, Volscos, entre outros. Outro povo com desenvolvimento "avançado" (culturalmente e economicamente)passou a ocupar o sul da penísula: OS GREGOS, no mesmo tempo os estrucos (de origem "asiática")se fixaram no CENTRO-NORTE, eles estavam distribuídos em 12 cidades unidas numa confederação (estendiam-se do LÁCIO e da CAMPÂNIA em direção ao norte). Faziam concorrência com os gregos ao sul e habitantes de Massília (com sua intensa atividade comercial), conseguiram se aliar aso fenícios de cartago " no norte da África". A CULTURA ETRUSCA SERIA ASSIMILADA PELOS ROMANOS .

AS ORIGENS DE ROMA

Sua formação estão voltada em algumas lendas. Os Romanos descendem de Enéias, herói de Trótia, ele escapou quando os gregos destruíram a cidade, sob a proteção de Vênus e Júpiter ( Deus do amor e versão de Zeus. ENÉIAS chegou a énísula Itálica, assim fundando a cidade de Lavinio, e seu filho criou ALBA LONGA (uma cidade lendária),Já os fundadores de roma, foram os irmãos gêmeos RÔMULO E REMO, filhos da Princesa albana rea silvia e do deus Marte, foram atirados ao rio TIBRE, por ordem de Amúlio, um usurpador do trono ( ou seja um ladrão de trono), os gêmeos foram amamentados por uma loba (tenso),e criados por um camponês, cresceram em volta de ALBA LONGA para tirar AMÚLIO do trono,e assim NUMITOR pôde voltar ao poder, então receberam a incumbência de fundar Roma.

YASMIM DANNIELE
1° A

Anônimo disse...

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Os principais grupos sociais que se construíram em Roma eram os patrícios, os clientes, os plebeus e os escravos.
PATRÍCIOS X PLEBEUS

Os plebeus não possuía quaisquer direitos políticos, econômicos ou sociais. Já os Patrícios eram privilegiados durante as guerras de consquista, eles também costumavam se reunir em associações religiosas (CÚRIAS).
GENS

Tinham parentes da classe social baixa, os clientes, prestavam alguns serviços e beneficiaram, pois tinham a proteção de pessoas mas ricas, todos se submetiam a autoridade do chefe dos Gens.
Quem não fizesse parte dos gens, era plebeus, (não tinha direitos políticos).
A FORMA DE GOVERNO DE ROMA ERA O REGIME MONÁRQUICO.

A MONARQUIA ROMANA

Passou a ser governada por reis, realizaram grandes obras,teve também a construção do primeiro muro de Roma, assim a cidade foi dividida em 4 tribos urbanas,e sua população ficou classificada em 5 categorias sociais, de acordo com as posses de cada um (seu estado financeiro). Tárquino (o soberbo) construiu o templo de Júpiter e a cloaca Máxima. A Roma ficou marcada também pelo afastamento do 3° rei etrusco (fica marcado o início do período republicano).

A REPÚBLICA ROMANA

Os patricios recuperaram seu poder, acabando com a monarquia. A plebe ficou a margem da vida política, os patricios, tomaram cuidado para que para que seu modo de liderar, não virasse igual o da "monarquia", assim a republica romana, seria aristocrática, porem termino se "democratizando", e a plebe tomou parte do poder, chegou a se aproximar de uma república democrática no final do período.

AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

Foi uma mistura de elementos monárquicos, ARISTOCRÁTICOS E DEMOCRÁTICOS.

AS MAGISTRATURAS

Eram responsáveis pelo comando da cidade.

Cônsules : Tinham poder equivalente aos antigos reis. (comandar o exército, convocar o senado e etc..)
Pretores : Ministradores da justiça
Censores : Tal nome pois faziam parte do censo (contagem)e orientavam trabalhos públicos.
Questores : Administravam os tesouros dos templos de saturno.
Édis : Encarregados de cuidar do policiamento, abastecimento entre outros.

PATRICIOS X PLEBEUS

Os plebeus fizeram 5 revoltas,entre (494 a.C e 287 a.C) devidos as discriminações que sofriam.
1. *494 a.C* Criação do tribuno da plebe( podia vetar as leis).
2. *450 a.C* Patrícios se sentiram ameaçados por invasores, ameaçando a 2° retirada para o monte sagrado.
3. *445 a.C* Leis das doze tábuas, fruto da segunda, os patrícios diante da 3º revolta, elaboraram uma lei que permitia o casamento entre PATRICIOS E PLEBEUS
4. *367-266 a.C* Termino da escravidão por dívida, mas não se relacionavam com ex escravos.
5. *287 a.C* Veio o plebiscito, ampliava a participação dos plebeus na politica, mas sem questionar a diferença entre ambos.

Guerras Púnicas - As Guerras Púnicas foram divididas em três guerras que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia, no período entre 264 a.C. e 146 a.C.. Ao fim das Guerras Púnicas, Cartago foi totalmente destruída.

Colégio 2001
Jardim São Paulo
Yasmim Danniele
1ºano "A"

Anônimo disse...

A Roma era uma pequena cidade que se transformou em um dos maiores impérios da antiguidade. A origem da Roma foi resultada da mistura de gregos, etruscos e italiotas que desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era formada por patrícios e plebeus. O sistema político era a monarquia. Roma foi governada por sete reis que tinham poder absoluto. Por volta de 575 a.C., os reis etruscos dominaram Roma e influenciaram o início da civilização romana. Aos poucos, esses reis deram lugar a outros monarcas que desprezavam as opiniões do Senado. Durante o período republicano, o senado Romano ganhou poder político. Os senadores cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida. Uma das conquistas destas lutas foi a Lei das Doze Tábuas que acabou com a escravidão por dívidas.
A diferença entre Império e República está na forma como os corpos governativos são instituídos.Pode-se definir como República um sistema de governo que leva em consideração os interesses dos cidadãos, estes elegem os seus representantes que irão governar a nação por um determinado período de tempo. No Império o governante, o imperador é legitimado muitas vezes através de um golpe militar, ou de uma "suposta" descendência divina. Diferente da República, o cargo do governante do império é vitalício. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. O imperador criou a política do Pão e Circo, que consistia em oferecer alimentação e diversão, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Foi muito influenciada pela cultura grega. Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.Os romanos eram politeístas, acreditavam em vários deuses que possuíam características de seres humanos. Em honra desses deuses eram realizadas festas, jogos e outras cerimônias. Os cidadãos buscavam proteção nos espíritos domésticos chamados lares, a quem rendiam culto dentro de casa.Inspirada no modelo grego, incorporou as formas e as técnicas de outras culturas do Mediterrâneo. Os romanos tinham o hábito de pintar nas paredes, imitando janelas e varandas que reproduziam cenas externas com paisagens e animais, dando uma idéia de maior tamanho ao ambiente. A crise do império romano, a partir do século II não se registrou nenhum desenvolvimento econômico. A Itália continuava a registrar uma queda em sua densidade demográfica, com a emigração de seus habitantes para Roma ou para as províncias do Oriente e do Ocidente. A agricultura e a indústria se tornavam mais prósperas quanto mais se afastavam da capital. A partir do século III, o Império Romano entrou em declínio, teve início a crise do escravismo. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Em 476, chega ao fim o Império Romano. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.
Suélen Silva. Jardim São Paulo, 1ºA