sábado, 2 de março de 2013

A Republica Oligárquica



                                                     
Revisão 1º aula : Brasil Contemporâneo
 A Republica Oligárquica 
      Esse período que vai da queda do Império , em 1889 ,até a Revolução de 1930 é chamado de República velha . Durante todos esses anos valeu a constituição de 1891 , que estabelecia o voto direto para presidente ; Mas o fato de o povo  votar não queria dizer que o governo fosse popular . Na verdade as eleições da República Velha eram famosas pelas fraudes e pela manipulação dos votos , sempre a favor das oligarquias estaduais. Portanto, no final das contas  quem tinha mesmo o poder eram as oligarquias estaduais . 
        Mas o que eram as Oligarquias  ?
  Oligarquia quer dizer : "Governo de poucos". Na Velha Republica, somente alguns gupos privilegiados de latifundiarios  é que tinham ligações com o estado e recebiam apoio dele . 
    Imagine uma foto daquelas antigas de pessoas . Atrás ,em pé os homens de terno . No meio sentadas em cadeiras moças e senhoras.  Na frente e sentadas no chão ,vestidas de marinheiros as crianças 
     
                                               

  A instituição familiar oligarquica era muito respeitada . Ninguém  podia ser eleito sem o apoio dela , na Paraiba por exemplo a oligaquia dominante era a  família Neiva  . No Ceará a familia dos Acyoli , em Pernambuco ,os rosa e Silva , e assim por diante . Todos os estados do Brasil tinham suas oligaquias dominantes ,sendo elas fomadaspo várias familias de latifundiários era o caso por exemplo de São /Paulo Monas Gerais e Rio de Janeiro , Nesses estados . O pode cental da capital era diminuído . Neste sentido da para peceber que o federalismo interessava as oligarquias estaduais , que assim podiam faze o que quizessem em seus estados sem se incomodadas pelo pode central do país .
                                     
                A Política do café com leite  
                                 
                         
  As 2 oligarquias mais poderosas eram a paulista e a mineira.  O presidente da República era eleito ,mas o resultado das eleições eram combinados entre as 2 oligarquias , tratava-se da famosa República do café com Leite . Naquela época não haviam  partidos nacionais  no Brasil , isto é , presentes em todos os estados . O PRP (Partido Republicano Paulista) e o PRM (Partido Republicano mineiro ) existiam apenas paa denfende os interesses  especificos das oligarquias mais destacadas . Pois bem , antes das eleições reuniam-se as cúpulas PRP e do PRM , que conversavam e chegavam a um acordo .Lançavam  então um candidato á presidência  , que sempre era eleito . São Paulo era o estado mais rico  do país por causa da produção do café . Minas Gerais ,com tradição pecuarista era grande produtor de leite . Dai o nome "República do Café com Leite " para indicar esse domínio paulista/mineiro nas eleições presidenciais. Mas é bom não esquecer que Minas era também o 2º produtor nacional de café .
   E como que as outas oligarquias do país encaravam o fato de have um esquema para que o pesidente da República fosse sempre indicado por Minas e São Paulo , alternadamente ? Os outros estados aceitavam a Política do Café com Leite ?
   R º : Aceitavam, porque eram mais fracos e estavam integrados a um esquema montado pelo presidente Campos Sales com o objetivo de garantir a colaboração entre o poder central e o poder dos estados  observe no esquema como ela funcionava :

 A Política dos Govenadores :
                               
  Como você pode observar no organograma  acima a política do govenadores era uma espécie de acordo nacional entre as oligarquias estaduais . O Presidente nem queria saber qual era a oligarquia que estava dominando cada estado. Ele simplesmente apoiava essa oligarquia . Em troca , esperava que as oligárquias  dos Estados também o apoiassem um jogo de toma -lá -dá -cá  !
  Havia um apoio mútuo entre o presidente e os governos estaduais . No congresso Nacional , os deputados e os senadoes( que tinham sido eleitos representando as oligarquias ) estavam prontos para colaborar com o presidente da República.  

                      Os coronéis e o voto de cabresto 
                                                     
                                                   
        Em cada estado , os governadores também precisavam troca  de favores com os coronéis . ( O coronel não era um militar) Esse era um apelido comum para o Latifúndiário . Os coronéis tinham força politica no ambito municipal, ou seja nas cidadezinhas do interior , mandavam no prefeito , no padre, nos vereadores , no delegado , no juiz , nos comerciantes . Além disso , controlavam a multidão de eleitores  das cidadezinhas e das áreas rurais por perto . Quase todo mundo votava no candidato que eles indicavam , um verdadeiro curral eleitoral . Porque era fácil o coronel controlar os votos de seu curral eleitoral ? Porque a constituição de 1891 estabeleceu o voto não sendo secreto . Isso mesmo ,qualquer pessoa podia saber em que você tinham votado . Bastava ler seu voto . Agora imagine que você fosse votar dentro da fazenda do coronel com um enxame de homens armados . Você teira coragem de votar contra o candidato oficial /? Como ninguém queria virar peneira humana com tiros por tudo que é parte ai conduziu-se o sentido de estudar o voto de cabresto como sendo um voto forçado . Na verdade o coronel nem precisava usa tanto a força . Geralmente ,na época das eleições , ele dava festas ,distribuia enxadas e facões para os homens pobres da roça , reformavam a igreja, prometia instalar uma nova escolinha. Em troca , as pessoas votavam no seu candidato  ( barganha que ficou conhecida como clientelismo)
                                       
    Constituição de 1891 e domínio oligárquico 
        Durante toda a República Velha(1889 á 1930)  valeu a constituição de 1891 . Tal constituição foi feita ainda no tempo do 1ª presidente /Deodoro da Fonseca. A maioria dos membos da Assembléia Constituinte era composta por fazendeiros ou po políticos ligados a eles . Não é difícil perceber então que a nova constituição estava cheia de artigos favoráveis ás oligárquias rurais.
       Estabeleceam-se 3 poderes . No Âmbito federal o chefe do pode executivo era o presidente da República . Ele devia administrar o país em constante diálogo com o poder legislativo , constituído pelo congresso nacional . O Congresso , por sua vez , era composto pelos deputados federais e pelos senadores . Sua função principal era elaborar leis federais (que valiam para todo o país) e fiscalizar os atos do presidente . O poder judiciário era composto pelos juízes e tribunais, que zelavam pelo cumprimento das leis . Isso tudo era razoavelmente democrático e mostra a influência da constituição note - americana sobre alguns pontos pontos da nossa . Mas não devemos nos engana no fundo , tal constituição favorecia as oligarquias , po exemplo como  voto não era secreto os coronéis podiam controlar os eleitores , o federalismo possibilitava a politica do govrenadores, mulheres não votavam alterações eram constantemente feitas ,pois  era fácil rasurar votos em suma não havia na constituição nada sobe direitos de trabalhadores ou justiça social .

         O café era um rei em decadência 
     O café continuava sendo o produto mais importante do Brasil . chegou a representar cerca de 70 % das exportações do país a riqueza e o poder dos cafeicultores fizeram com que a república velha também fosse chamada de república do café. O problema é que os preços internacionais do café estavam caindo. Portanto os lucros dos fazendeiros também diminuíam... por que os preços caiam ?  Simples devido a super produção , ou seja o  Brasil estava produzindo muito mais café do as necessidades do mercado internacional na lógica da lei de mercado (oferta e procura) a tendencia era de prejuízo na certa tanto que no inicio do século XX a situação estava tão complicada que tonou-se necessária uma medida emergente veio a idéia do CONVÊNIO DE TAUBATÉ  o café que não fosse exportado o governo brasileiro compraria , sabemos que a crise do café abalaria diretamente o governo , neste caso para pode comprar o excedente tivemos que faze empréstimos aos ingleses que cobraram altas taxas de juros obviamente estes juos acabariam como sempre sendo pagos pelo povo através do aumento de impostos sacificando ainda mais o povo
                         
      O apogeu da Borracha na Amazônia 
      Entre 1890 e 1920 a borracha foi o 2ª produto d exportação do Brasil . Só perdia para o café  . Muitos latifundiários, donos de seringais , ficaram milionários , Manaus e Belém construíram bélissimos palacetes para esses barões de Borracha . Homens tão ricos que só para aparecer , mandavam lavar suas roupas em Paris enquanto que os peões , geralmente nordestinos fugidos do latifundio e da caatinga seca para reencontrar o latifúndio na selva úmida . Calor equatorial, picadas de cobras , malária uma trabalho sofrido em toca de uma miséria .... Durante alguns anos , a borracha brasileira dominava o mercado internacional até perderem espaço para os ingleses que produziam nas suas colonias asiáticas
quando o peço internacional caiu nossa borracha perdeu seus mecados eo seringueiro voltou a uma vida mais miserável ainda .
      O café, os imigrantes, a industrialização

 Em raciocínio lógico sabe-se que no século XX São Paulo era rica despertando a atração de variadas pessoas porém ainda ficaria atrás do Rio de Janeiro  com quase 1 milhão de habitantes enquanto São paulo possuia 100 mil o fato é que estas cidades possuiam uma diversidade industrial de bens de consumo produzindo bens de consumo tais como :  tecidos ,sabão, comida enlatada , cerveja , ente outros  algumas industrias eram imigrantes com o tempo cresciam e enriqueciam seus idealizadores como os famosos italianos paulistas Matarazzo e Crespi os trabalhadores destas fábricas eram geralmente filhos de escravos ,descendentes de portugueses pobres e muitos imigrantes estrangeiros formava-se o proletariado que especialmente em 1927 iriam expressar os movimentos anarcosociais divulgando as idéias anarquistas  no Brasil

                               
               Na imagem :  O proletário se impõe as autoridades burguesa e clerical afastando-as de si pois o anarquistas defendem que  a sociedade deve governar a si mesma, sem um poder acima dela .

copie o link abaixo para terá acesso a postagem sobre revoltas da republica Velha (entre elas a guerra de canudos em quadrinhos + um banco de 50 questões relacionadas ao assunto : 

 http://josueldocunha.blogspot.com.br/search?q=canudos+

Um comentário:

Professor : Josueldo Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.